Cotidiano

Molon questiona mudanças das linhas de ônibus e promete rever processo

MolonRIO ? Alessandro Molon, candidato a prefeito do Rio pela Rede Sustentabilidade, criticou o processo de racionalização das linhas de ônibus na tarde desta segunda-feira, antes de uma caminhada no Centro da cidade. Molon prometeu, caso eleito, rever o processo através de uma consulta pública, e lamentou ainda que menos da metade da frota tenha ar-condicionado.

? Qual é a razão por trás desse processo? A racionalização das linhas foi feita sem transparência, pensando nas empresas de ônibus e não nos usuários. O fato de apenas 39% da frota ter ar-condicionado é mais uma prova de que o pensamento não está no usuário ? criticou Molon.

Reportagem do GLOBO nesta segunda-feira mostrou que 39,4% da frota municipal tem ar-condicionado. Os dados foram obtidos através da Lei de Acesso à Informação, e foram atualizados na última semana de agosto. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela Prefeitura com o Ministério Público prevê que 100% da frota tivesse refrigeração até o fim de 2016.

Molon defendeu que, além de reorganizar as linhas de ônibus municipais e melhorar a frota existente, a questão da mobilidade urbana passa por estimular a economia na Zona Oeste e ampliar a capacidade de habitação do Centro.

? Agora, às 14h, o Centro está lotado. Se você vier aqui às 22h, não vai ver ninguém. Isso é porque o Centro tem muito emprego, mas pouca habitação. Na Zona Oeste, a situação se inverte: há muita população e pouco emprego. Equilibrar essa relação e deixar as pessoas mais próximas do local de trabalho também ajuda a mobilidade – argumentou o candidato.