Cotidiano

Mix de bruschettas pode servir até seis pessoas

Ingredientes

1 pão italiano; 1/2 cebola roxa; 15g de açúcar; 30ml de vinho tinto; 2 folhas de dill; pimenta-do-reino moída a gosto; 30g de manteiga; 50g de queijo brie; 20g de geleia de damasco; 1/2 tomate; 50g de mozarela de búfala; 1 rama de manjericão; 2 folhas de rúcula.

Modo de preparo

1. Corte o pão em fatias de 1cm, passe manteiga e leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente cinco minutos, até que fique levemente torrado.

2. Tire a pele e a semente do tomate, corte-o em cubos pequenos e tempere-o com sal, pimenta-do-reino e manjericão. Reserve.

3. Corte a cebola em emincé (meia-lua). Numa frigideira aquecida, bote a manteiga e frite a cebola até que comece a dourar. Acrescente o açúcar, deixe caramelizar e reduza com o vinho tinto. Reserve.

4. Corte o queijo brie em fatias do tamanho das de pão.

5. Montagem da bruschetta de caprese: no pão previamente torrado, disponha a mozarela de búfala e o tomate. Para montar as bruschettas de cebola e de queijo brie e damasco, faça o mesmo procedimento.

6. Finalização: disponha todas as bruschettas, já montadas, num tabuleiro e asse por dois minutos em forno preaquecido a 180°C. Retire-as do forno, finalize a bruschetta de cebola roxa com a pimenta-do-reino e o dill, a de queijo brie com a geleia de damasco e a caprese com folhas de rúcula.