Cotidiano

Ministro russo diz que Opep enfrenta ?crise de diferenças internas?

m1052948.jpg

MOSCOU – O ministro de Energia da Rússia, Alexander Novak, acredita que é muito cedo para dar como encerrada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) apesar das diferenças internas dentro do grupo, afirmou a conta do ministério no Twitter, a poucos dias da reunião dos países membros para debater as políticas globais de produção.

Opep_2905

“A Opep está passando por uma crise de diferenças internas. Apesar disso, eu não descartaria a organização?, afirmou Alexander Novak no Twitter.

Até agora, a Rússia, uma das principais produtoras do mundo, e a Opep fracassaram em chegar a um acordo de cooperação para congelar a produção da commodity em níveis recordes de janeiro a fim de sustentar os preços do barril. Em abril, os países petroleiros se reuniram para discutir o assunto, mas não chegaram a um consenso.

A possibilidade de um pacto ficou mais complicada por disputas internas no grupo, principalmente entre a Arábia Saudita e o Irã, que busca recuperar sua participação no mercado após a suspensão de sanções econômicas pelo cumprimento do acordo nucler com potências ocidentais.

Novak reiterou que um possível congelamento da produção já não é importante após a alta dos preços da commodity, que se recuperaram das cotações mínimas registradas em janeiro, de cerca de US$ 27 por barril, para pouco menos de US$ 50.

Os membros da Opep se reunirão em Viena na próxima semana. No sábado, a agência russa RIA relatou que, segundo Novak, a Rússia não pretende participar do encontro.