Cotidiano

Ministro defende reforma da Previdência sem bombeiros e PM

BRASÍLIA – O ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, disse nesta quinta-feira que bombeiros e policiais militares tiveram de ser retirados da proposta do governo para mudança da Previdência Social ? dois dias depois do envio à Câmara ? por haver previsão Constitucional diferenciada para eles. Segundo ele, a regulamentação dos setores já é feita em lei distinta dos demais servidores.

Por se tratar de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), porém, o projeto enviado ao governo para o Congresso poderia avançar para alterar previsões incluídas na Constituição.

Segundo Oliveira, mesmo com a mudança da proposta, o governo segue convencido da necessidade de fazer a reforma. O ministro lembrou que, para 2017, já existe previsão de despesa de R$ 720 bilhões com pagamento de benefícios e aposentadorias, o que corresponde a 55% do orçamento.

? Há um tratamento desigual que o sistema previdenciário do Brasil confere a seus cidadãos. As regras beneficiam alguns grupos em detrimento de outros. Quem se aposenta mais cedo são as pessoas que ganham mais, e não o contrário ? disse Oliveira.

Oliveira recebeu a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, e empresários e demais autoridades americanas nesta quinta-feira na sede do ministério, em Brasília, em evento sobre parcerias para desenvolvimento da infraestrutura nacional.

Segundo o ministro, a meta prática com os debates é trazer para o país uma empresa americana que venha a a ser concessionária de transportes, seja em rodovias, aeroportos ou ferrovias. Hoje, as empresas americadas são concessionárias no país apenas de empreendimentos de energia, como eletricidade e petróleo.

? Queremos identificar como o setor privado dos EUA poderá colaborar com projetos de infraestrutura no Brasil ? disse a embaixadora.

Segundo Venilton Tadini, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Base (Abdib), os EUA podem colaborar com o Brasil em vários aspectos da infraesgtrutura, como financiamento e assistência técnica.

? Temos uma tarefa enorme de recuperar o nível de investimentos no Brasil ? disse Tadini.

Segundo Oliveira, as empresas dos EUA têm investimentos diretos no Brasil da ordem de US$ 110 bilhões.

? Qualquer pequeno percentual disso é extremamente significativo em termos de investimento ? disse o ministro.