Cotidiano

Ministro da Defesa da Venezuela acusa Parlamento de ?grande manipulação?

VENEZUELA-POLITICS_-GM52VHMTG.1.jpg

CARACAS – O ministro da Defesa da Venezuela, general Vladmir Padrino, acusou o Parlamento, no qual a oposição tem maioria, de fazer uma ?grande manipulação? ao classificar como ruptura da ordem constitucional a suspensão do processo de referendo revogatório contra o presidente Nicolás Maduro.

?Há uma grande manipulação na Assembleia Nacional para confundir o povo?, disse Padrino em mensagem divulgada nesta segunda-feira na conta do Ministério da Defesa no Twitter.

No último domingo, numa sessão marcada pela invasão do plenário por grupos chavistas, o Legislativo decidiu ?declarar a ruptura da ordem constitucional e a existêncai de um golpe de Estado cometido pelo regime de Nicolás Maduro?. O Parlamento voltará a se reunir nesta terça-feira, com a possibilidade de inciar um processo de julgamento político de Maduro.

?Diante de manobras inconstitucionais, a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) é chamada a respeitar e defender com a vida a Constituição?, advertiu Padrino na véspera da nova sessão dos congressistas. O ministro fez um apelo a ?grupos ambiciosos de poder para que ponham os interesses da pátria à frente de seus interesses pessoais?. A Força Armada ?não permite que ninguém descumpra a Constituição, nem mesmo a Assembleia Nacional?, acrescentou.

Mas a oposição denuncia como violação da Constituição a suspensão do referendo, sob a justificativa de suspeita de fraude na obtenção de quatro milhões de assinaturas (20% do eleitorado) requeridas para a convocação da consulta contra o mandato de Maduro.

?Mata o revogatório é matar a expressão popular?, declarou nesta segunda-feira Henry Ramos Allup, presidente do Parlamento, em entrevista à emissora de TV privada Globovisión.

O pronunciamento de Padrino coincide com o anúncio pelo Vaticano do início de um diálogo entre o governo e a oposição na Venezuela.