Cotidiano

Ministra britânica usa Twitter para anunciar relacionamento homossexual

mi.jpgLONDRES ? Enquanto milhares tomavam as ruas de Londres e de outras cidades do Reino Unido para celebrar o dia do orgulho LGBT, a secretária para o Desenvolvimento Internacional, cargo equivalente a um ministério, no governo do conservador David Cameron, Justine Greening, anunciava pelo Twitter que está numa relação homossexual.

Na mensagem, Greening fez piada com o referendo em que os britânicos escolheram pela saída do país da União Europeia. Ela afirmou que, embora tenha feito campanha para que o país continuasse no bloco, em outras questões, ?é melhor sair?.

A atitude de Greening foi exaltada por Cameron, e pelo chanceler, George Osborne. Osborne afirmou que a mensagem de Greening foi a melhor notícia que tivera em 48 horas, numa referência clara ao resultado do referendo. Já Cameron parabenizou Greening, mas evitou fazer piadas sobre o pleito.

Greening não é a primeira política britânica a sair do armário. Em abril, a líder do partido Trabalhista na Escócia, Kezia Dugdale, também usou o Twitter para anunciar uma relação homossexual, tornando o país um dos poucos no mundo em que a maioria dos líderes partidários é lésbica, gay ou bissexual.

A organização LGBT Stonewall congratulou Greening por falar abertamente sobre sua opção. Um porta-voz afirmou ao jornal inglês ?Independent?:

?A marcha pelo orgulho gay é um momento para a reflexão, mas também para solidariedade e a celebração. Estamos felizes por Justine Greening ter escolhido esse momento para falar ao mundo e desejamos que ela seja feliz. Parabéns Justine!?