Cotidiano

Ministério recomenda vacinação no município

Às cidades que integram a Regional de Saúde estão disponíveis 20 mil doses da vacina contra a doença, 14 mil delas recebidas recentemente

Cascavel – Um mapa dos municípios brasileiros, divulgado pelo Ministério da Saúde, aponta as áreas recomendadas para vacinação contra a febre amarela. Cascavel está entre as áreas listadas, embora não tenha nenhum caso confirmado da doença até o momento, assim como os outros 24 municípios da 10ª Regional de Saúde.

Às cidades que integram a Regional de Saúde estão disponíveis 20 mil doses da vacina contra a doença, 14 mil delas recebidas recentemente. Conforme a coordenadora do programa de imunização, Janice Teresinha Barazeti, o estoque é suficiente para atender a demanda por dois meses. “Antigamente, a vacinação era diferente. Duas doses aplicadas até os quatro anos e reforços a cada dez anos. Hoje, quem tem as doses completas já está imunizado e não precisa se preocupar”, explica Janice.

A procura pela vacina aumentou depois dos óbitos confirmados em cinco estados brasileiros. “As pessoas vêm em busca da imunização principalmente para atualizar a carteirinha”, ressalta a coordenadora. Segundo Janice, não há relatos de casos de febre amarela em toda a regional de saúde há décadas.

A imunização pode ser feita em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde), e é indicada apenas a quem não tomou as doses da vacina até os quatro anos. Para se proteger com a febre amarela são necessárias duas aplicações, uma recomendada aos nove meses e outra até os quatro anos incompletos. Caso a estratégia de duas doses não tenha sido aplicada até a idade preconizada pelo Ministério da Saúde, a imunização pode ser feita até os 60 anos somente com a apresentação da carteirinha de vacinação. Os idosos, no entanto, precisam de recomendação médica, levando em conta os riscos da doença e de eventos adversos nessa faixa etária recorrentes de outras patologias.

Mortes

O Ministério da Saúde divulgou novos dados de febre amarela. Já são 857 casos suspeitos da doença em todo o País. Do total, 667 permanecem em investigação, 149 foram confirmados e 41 descartados. Dos 135 óbitos notificados, 52 foram confirmados, 80 ainda são investigados e três foram descartados. Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Tocantins continuam com casos investigados e/ou confirmados.

Viagens

Os turistas que pretendem viajar a outros estados e não estão com a cobertura vacinal completa, precisam receber a dose da vacina até dez dias antes do embarque, período que leva para o organismo criar anticorpos e a pessoa estar devidamente protegida. O alerta segue principalmente a quem vai se dirigir aos estados com casos já confirmados.