Cotidiano

Michel Temer promete gastar capital político sobre a Reforma Brasil

O presidente Michel Temer do Brasil prometeu avançar com medidas impopulares para reavivar uma economia conturbada, dizendo que sua falta de ambição eleitoral dá-lhe uma mão livre para agir.

Em uma entrevista na sede da Bloomberg em Nova York, Temer disse que iria dedicar todo o seu capital político para reforçar as contas públicas, expressando a confiança de que o Congresso aprovar suas propostas por meio do próximo ano para limitar os gastos e reforma das pensões públicas. Enquanto ele sinalizou que seria mais difícil de conceder novos aumentos para os funcionários públicos, ele disse que o tesoureiro poderia encontrar espaço para fornecer ajuda para os estados atingidos pela dívida.

? Eu não tenho nenhuma ambição eleitoral para 2018, portanto, vou estar à vontade para enfrentar problemas aparentemente impopulares”, disse Temer, na véspera de se dirigir à Assembleia Geral das Nações Unidas. ? Eu estou tomando uma posição mais dura na política e na economia.”

Aos 75 anos, Temer herdou este ano um país profundamente dividido abalado pela recessão e por um escândalo de corrupção de dois anos que tem aumentado a desconfiança dos políticos brasileiros. A inflação está funcionando em 9% e o desemprego está em seu nível mais alto desde 2004. Seguindo o impeachment de seu antecessor Dilma Rousseff em 31 de agosto, Temer tem enfrentado pequenas mas persistentes protestos questionando sua legitimidade.

? Ainda estamos em uma situação muito difícil, economicamente falando ?, disse ele. ? Mesmo que melhorar um pouco no próximo ano, que seria um grande passo em frente.

Aumentar a confiança

Para aumentar a confiança dos investidores, tanto da agenda de Temer visa reduzir o papel do governo na economia. Legisladores aprovará as contas do governo para reduzir as taxas de gastos públicos e reduzir os pagamentos de benefícios de aposentadoria até o final de 2016 e meados de 2017, respectivamente, disse ele.

Temer foi forçado a mudar o seu objetivo para o défice orçamental primário 2016 para 170,5 bilhões de reais (US $ 52 bilhões) a partir do intervalo 96 bilhões de reais Rousseff tinha sido buscando. Ele enfrenta a pressão dos legisladores, incluindo membros de seu Partido do Movimento Democrático Brasileiro, ou PMDB, para aumentar a remuneração dos funcionários públicos que compõem uma parte essencial do seu eleitorado.

Dificuldades de Temer

Uma das dificuldades de Temer é que ele não tem um mandato popular para medidas controversas nem é particularmente bem visto. Apenas 14 % dos entrevistados em uma pesquisa de opinião julho pelo Datafolha considerada a administração boa Temer ou grande, em comparação com 13 %para o governo de Rousseff em abril.

Parte da desconfiança do governo de Temer veio do envolvimento de seu partido em um escândalo de corrupção de dois anos que desembarcou líderes empresariais na prisão e envolveu grandes políticos. Três dos ministros de Temer renunciaram em meio a alegações de corrupção ou tentando encobrir enxerto e o PMDB tem sido citado em transações penais como receber propinas de contratos com o governo.

Temer disse na segunda-feira que não haveria obstrução à sonda em curso conhecido como a Lava-Jato, mesmo que isso aumente o foco em seu próprio partido. ” A Lava-Jato continuará até que ele atinja a sua conclusão, e todos os crimes são descobertos”, disse ele.

O presidente foi acompanhado na entrevista por membros do gabinete, incluindo o ministro do Exterior, José Serra. Serra tomou a palavra em várias ocasiões para oferecer suas opiniões sobre o estado da economia.

Além do orçamento federal, o presidente enfrenta outros desafios para retomar o crescimento e confiança na maior nação da América Latina. Vários estados enfrentam uma crise financeira potencialmente explosiva, mesmo depois que eles chegaram a um acordo em junho com a administração que atrasou os pagamentos da dívida por conta das restrições de gastos.

Na semana passada, 14 estados disseram que poderia ser forçado a declarar um estado de emergência e ameaçou usar seus representantes no Congresso para adiar grandes votos, se eles não recebem ajuda adicional de Temer.

Embora um acordo em Junho do governo federal com os estados, o Ministério da Fazenda está estudando se há espaço no orçamento para “fazer alguma coisa” para ajudar, disse o presidente

Os investidores convincentes

Durante a visita desta semana a Nova York, Temer vai se reunir com investidores e anunciar seu plano para leiloar aeroportos, ferrovias, serviços públicos e campos de petróleo. Esta é sua segunda grande viagem desde que assumiu a presidência.

O sucesso de Temer, em grande parte dependerá de convencer os céticos de que o pior da crise do Brasil está acabando. Ele terá de enfrentar uma longa lista de obstáculos para fazer negócios que coloca o Brasil em direção ao fundo de um Banco Mundial ranking sobre o assunto.

Há sinais de que a economia pode ter atingido o fundo depois de contrair durante seis trimestres consecutivos. Analistas consultados pelo Banco Central esperam que o crescimento de 1,4% no próximo ano, o que seria a maior expansão desde 2013.

? Meu único objetivo é colocar o Brasil no caminho certo? disse Temer.