Cotidiano

Mexicanos protestam contra visita de Trump: ?Não é bem-vindo?

USA-ELECTION_TRUMPCIDADE DO MÉXICO ? A surpreende decisão do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, de visitar o México nesta quarta-feira não foi bem recebida pelos mexicanos, que esquentaram as redes sociais com críticas ao magnata.

Trump vai se encontrar com o presidente do México, Enrique Peña Nieto, horas antes de apresentar formalmente suas propostas de repressão a imigrantes ilegais, que geraram amplas críticas entre os mexicanos.

?Aceitei o convite do presidente Enrique Peña Nieto, do México, e estou muito ansioso para este encontro?, disse Trump em publicação no Twitter na terça-feira.

O ex-presidente do México Vicente Fox usou o Twitter para contestar a visita, citando as ofensas de Trump à população do país e a muçulmanos:

?Não tem volta, Trump, suas ofensas dirigidas aos mexicanos, muçulmanos e outros levaram você ao buraco onde está hoje. Adeus Trump!?, afirmou.

Em pouco tempo, milhares de mensagens inundaram as redes sociais condenando a visita do republicano. A candidata à presidência do México em 2018 e mulher do ex-presidente Felipe Calderón também reagiu em sua conta no Twitter:

?Sr. Donald Trump, mesmo que o tenham convidado, saiba que não é bem-vindo. Os mexicanos têm dignidade e repudiamos seu discurso de ódio?.

O jornalista e escritor mexicano León Krauze ecoou as críticas, afirmando que ?os olhos de todo o mundo vão mirar Peña Nieto?. O também escritor Enrique Krauze, por sua vez, exigiu desculpas de Trump:

?Escute, Donald Trump, nós mexicanos esperamos um pedido de desculpas por nos chamar de criminosos e violadores?.

A viagem organizada às pressas será a segunda aparição de Trump no cenário internacional durante sua campanha presidencial. Uma visita em junho ao campo de golfe do empresário na Escócia foi dominada por sua reação à votação sobre saída do Reino Unido da União Europeia.

O encontro com o presidente mexicano parece ser o tipo de evento usado por Trump para garantir manchetes, à medida que tenta diminuir a desvantagem nas pesquisas de intenção de foto contra a democrata Hillary Clinton.