Cotidiano

Meta no Oeste é vacinar 24,3 mil meninos

Doses estão disponíveis desde segunda-feira (9) nas Unidades Básicas de Saúde

Foz – Meninos entre 12 e 13 anos já podem ser vacinados contra o HPV pelo Sistema Único de Saúde nas Unidades Básicas. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, 160 mil serão vacinados no Paraná. No Oeste, a expectativa é imunizar 24.354 meninos  em 2017. Até o ano passado, a vacina só era destinada às meninas. Com isso, o Brasil se torna o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina a meninos em programas nacionais de imunizações.

Conforme a médica Lilimar Mori, assim como ocorre com as meninas desde 2014, a vacinação será feita em duas doses. Para os que vivem com HIV, o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses), disponível para a faixa etária de 9 a 26 anos. Após a primeira aplicação, o adolescente precisa repeti-la em seis meses. “O importante é receber a vacina. A orientação é de que seja dada antes do início da atividade sexual, ou seja, antes do contato com o vírus”, explica.

A vacina contra o HPV protege contra vários tipos câncer, entre eles o de pênis, boca, garganta e ânus, doenças diretamente relacionadas ao vírus. Segundo o Ministério da Saúde, a decisão de ampliar a vacinação para o sexo masculino está de acordo com as recomendações das Sociedades Brasileiras de Pediatria, Imunologia, Obstetrícia e Ginecologia, além de DST/AIDS e do mais importante órgão consultivo de imunização dos Estados Unidos (Advisory Committee on Imunization Practices).

A vacina confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. Vale ressaltar que os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo de câncer no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes. Além disso, mais de 90% dos casos de câncer anal são atribuíveis à infecção pelo HPV.

Nacional

No Brasil, a expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos, além de 99,5 mil crianças e jovens vivendo com HIV/Aids, que passarão a receber as doses. Para isso, o Ministério da Saúde adquiriu seis milhões de doses, ao custo de R$ 288,4 milhões.

Extensão da faixa etária

A projeção do Ministério da Saúde é estender a vacinação a meninos. A expectativa é que até 2020, o público-alvo seja aumentado, visando a proteção contra o HPV o mais cedo possível. A partir do próximo ano, podem receber as duas doses contra o HPV meninos de 11 e 12 anos. Em 2019, crianças de 10 e 11 anos serão incluídas no esquema vacinal. Em 2020, a imunização ocorrerá a partir dos 9 anos, fechando o cronograma estabelecido pelo governo federal. A meta é imunizar 80% deste público-alvo. 

Público maior até 2020

Ano        Idade

2017      Meninos de 12 e 13 anos

2018      Meninos de 11 e 12 anos

2019      Meninos de 10 e 11 anos

2020      Meninos de 9 e 10 anos

9ª Regional de Saúde de Foz: 11.770 meninos

10ª Regional de Saúde de Cascavel: 7.640 meninos

20ª Regional de Saúde de Toledo: 4.944 meninos

HPV para meninas

Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal, verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da OMS indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do vírus, 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.  Em relação ao câncer do colo do útero, estudos apontam que 265 mil mulheres morrem devido à doença em todo o mundo, anualmente. No Brasil, o Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima 16 mil novos casos. Desde a incorporação da vacina no Calendário Nacional, em 2014, já foram imunizadas 5,7 milhões de meninas com a segunda dose, completando o esquema vacinal. Este quantitativo corresponde a 46% do total de brasileiras nesta faixa etária, conforme o Ministério da Saúde.