Cotidiano

Mesmo com crise, setor de TI cresce e gera empregos

O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação está em expansão, tanto na região Oeste, quanto no Paraná. Números de meados do ano passado mostram que desde 2010 houve um avanço de 75% do emprego, por exemplo, na atividade, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social. A organização por intermédio da Associação de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná, cria um “ambiente” ideal para a ascensão do setor.

Diante da crise econômica, que mostra sinais de recuperação, as empresas reagiram e buscaram formas de reduzir custos, aumentar eficiência e racionalizar processos, o que impulsiona os negócios em TIC, conforme o presidente da Iguassu-IT, Roberto Carpes, que é de Cascavel.

Atualmente, a Associação se destaca no Paraná pela organização e ações de suas 43 empresas. Uma das associadas, a SWA Sistemas Acadêmicos, de Medianeira, foi a vencedora da etapa paranaense do Prêmio MPE Brasil na categoria Serviços de Tecnologia da Informação. A premiação, realizada pelo Movimento Paraná Competitivo do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade, reconhece o trabalho de empresas que buscam excelência em gestão.

Por intermédio da associação é possível trabalhar a excelência empresarial, com ascensão à vanguarda do setor, segundo o ex-presidente, Nérisson Leonhart, conseguida pelo processo de benchmark (busca das melhores práticas para o desempenho superior), treinamentos em excelência e acesso à tecnologia de ponta. Os processos produtivos são fomentados pela formação especializada e contínua com o apoio do Sebrae, Parque Tecnológico de Itaipu e troca de informações entre as empresas associadas, além de palestras e cursos próprios.