Cotidiano

Meryl Streep entrega prêmio a ícone do teatro musical, Stephen Sondheim

Stephen Sondheim 2.jpgRIO ? Mais importante criador do teatro musical americano, Stephen Sondheim recebeu, na última quarta-feira, um dos mais importantes prêmios literários internacionais, o PEN Award. Trata-se da primeira vez em que um compositor e libretista é reconhecido com a honraria, dedicada a escritores ? em 2016, o PEN foi concedido à escritora inglesa J. K. Rowling, do besteseller “Harry Potter”.

Criador de obras-primas do musical americano, como “West side story”, “Sweeney Todd”, “Company”, entre outros, Sondheim, de 86 anos, receberá seu prêmio no próximo dia 25 de abril pelas mãos da atriz Meryl Streep, que protagonizou, em 2014, a adaptação cinematográfica para um dos seus clássicos, “Into the woods”.

A condecoração do músico a um prêmio literário surge meses após o cantor e compositor Bob Dylan ser agraciado com o prêmio Nobel. De acordo com o presidente do PEN America Andrew Solomon, o compositor “deu voz a aspectos complexos do espírito humano, às nuances, à psicologia, às vozes internas”, disse. “Seu trabalho aponta para a significância de viver uma vida moral, e isso soa mais urgente que nunca nos dias de hoje”.

Ao longo de mais de seis décadas de carreira, Sondheim conquistou o Oscar pela trilha original de “Dick Tracy” (1991) e se tornou o recordista de prêmios Tony, o Oscar do teatro americano, com oito estatuetas individuais conquistadas. Neste sábado, Sondheim volta aos palcos da Broadway para a estreia de ?Sunday in the Park with George?, uma remontagem protagonizada por Jake Gyllenhaal para este clássico de 1984, vencedor do Pulitzer Prize. Além da estreia, Sondheim tem trabalhado em um novo projeto, um musical inédito inspirado pelos filmes do cineasta espanhol Luis Buñuel, que tem estreia prevista para 2017, em Nova York.