Cotidiano

Merkel diz que UE está em uma 'situação crítica'

A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou nesta sexta-feira que a União Europeia está em uma “situação crítica” ao chegar à cúpula de presidentes europeus celebrada sem o Reino Unido em Bratislava, onde tentarão “resolver os problemas” na Europa.

?Estamos em uma situação crítica. Temos que mostrar com nossas ações que podemos melhorar” no campo da segurança interior e exterior, da luta contra o terrorismo, da cooperação em matéria e defesa, e em temas como o crescimento e o emprego, acrescentou Merkel.

A decisão dos britânicos, em referendo, de abandonar a UE abriu outra crise no seio do bloco que, a partir deste encontro de 27 na capital eslovaca, tentarão impulsionar novamente o projeto europeu, apesar das divergências entre os Estados.

A primeira resposta às preocupações de 500 milhões de europeus passará principalmente pela segurança e defesa. “Falaremos sobre a proteção de nossas fronteiras exteriores, sobre a luta contra as causas da migração”, explicou a chanceler alemã, criticada em seu país por sua abertura a acolher refugiados.

Para Merkel, a cúpula informal de Bratislava deve mostrar que “queremos trabalhar juntos para resolver os problemas que temos na Europa”.