Cotidiano

 Menino é vítima de tráfico

Cascavel – O menino de cerca de um ano encontrado em Cascavel dia 10 deste mês é vítima de tráfico internacional. A suspeita é de que a criança tenha sido trazida de outro país, provavelmente do Paraguai. A mulher acusada de traficar o menino foi presa e ouvida ontem mesmo pela Polícia Federal, que agora assume as investigações.

O caso veio à tona na segunda-feira, quando Ministério Público, Nucria e Juizado da Infância de Cascavel convocaram a imprensa para pedir ajuda para localizar os pais do menino e identificá-lo. A princípio, ele teria sido encontrado abandonado. Agora, as autoridades já tratam o caso como tráfico internacional de criança e investigam o envolvimento de outras pessoas.

O casal que iria “comprar” o menino já foi identificado. Ele teria morado cerca de 15 dias com eles, que o devolveram após a demora em conseguir a documentação. A princípio, teriam pago R$ 700 para a mulher presa, Maria Conceição Queiroz, conhecida como Maria Paraguaia. Outra quantia seria depositada, informação ainda extraoficial.

A Polícia Federal não descarta a possibilidade de Maria integrar uma quadrilha e pretende ouvir outras pessoas, inclusive o marido dela. Isso porque, na casa deles, foi encontrada outra criança, de nove anos, paraguaia, mas sem documentação. A suspeita é de que ela também tenha sido traficada.

As investigações devem seguir para a origem dessas crianças, como elas entram no Brasil e como os casais têm acesso para a “compra”. Também devem apurar se elas são vendidas ou sequestradas dos seus pais.

Tanto o menino quanto a menina encontrada ontem estão abrigados, sob a tutela do Estado. Se não forem encontrados seus pais, eles devem permanecer no Brasil e posteriormente colocados para adoção.