Cotidiano

Menina que relatava os horrores da vida sob a guerra síria no Twitter deixa Aleppo

ALEPPO ? A menina síria Bana al-Abed, mundialmente conhecida como “Anne Frank de Aleppo” por relatar o inferno diário dos confrontos na cidade pelo seu Twitter, foi retirada de Aleppo nesta segunda-feira. Várias ONGs confirmaram que a família da pequena síria, que tem apenas sete anos, saiu em segurança do epicentro da guerra com a sua família. A organização islâmica turca IHH publicou uma foto em que Bana sorri para a câmera de fora da cidade ao lado de um dos funcionários.

? Ela formava parte do primeiro grupo que foi evacuado nesta manhã e agora se encontra na região de Rashidin ?disse um porta-voz do IHH.

O chefe da ONG médica síria American Medical Society (SAMS), Ahmad Tarakji, também anunciou no Twitter, com uma foto, a evacuação da menina e sua chegada com muitas outras crianças à região campestre nas proximidades de Aleppo.

Desde setembro, Bana tuitava com a sua mãe sobre a vida sob os confrontos no Leste de Aleppo, zona controlada pelos rebeldes que, atualmente, está quase completamente retomada pelo governo sírio. Sua conta é seguida por mais de 323 mil pessoas e frequentemente tem pedidos de ajuda internacional para a população da sua cidade.

Em um de seus últimos tuítes, no domingo, Bana implorou ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e ao seu ministro das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, que garantissem que o cessar-fogo apadrinhado por Turquia e Rússia funcionasse para que os habitantes dos bairros rebeldes fossem retirados em segurança.

“Estamos tão cansados”, escreveu.

Cavusoglu respondeu à menina no Twitter, afirmando que as dificuldades em terra não dissuadiriam o governo turco:

“Deve estar certa de que fazemos todo o necessário para te tirar dali, você e milhares de outros, para um lugar seguro”.