Cotidiano

Menina com câncer ganha direito de congelar o corpo: ?Quero esta chance?

2016 952342633-201611180719367125_RTS.jpg_20161118.jpg

LONDRES – Uma menina de 14 anos, que morreu após ser diagnosticada com câncer, teve seu corpo congelado em uma técnica chamada criogenia após vencer uma batalha judicial na Inglaterra para fazer o procedimento. A decisão favorável veio pouco antes de sua morte. A esperança da menina, que não teve seu nome revelado, era de que ela possa voltar à vida no futuro, segundo história foi revelada com exclusividade pela emissora britânica ?BBC?.

Um juiz de um tribunal superior do país decidiu que a mãe tinha o direito de decidir sobre o destino do corpo da filha ? o pai, mesmo tendo passado anos distante da adolescente, não era a favor do procedimento. Eles não tinham encontros desde 2008 e somente quando o pai soube da doença, tentou uma reaproximação em 2015 ? mas a filha resistiu. Mas no decorrer da disputa judicial, ele mudou de ideia e concordou com o congelamento.

Em fase terminal, a menina escreveu aos juízes uma carta em que justifica sua escolha:

?Eu tenho apenas 14 anos e não quero morrer, mas sei que vou morrer. Acho que passar pela criogenia me dá a chance de ser curada e acordar ? mesmo que em cem anos. Eu não quero ser enterrada. Eu quero viver e viver por mais tempo e acho que no futuro, a cura do câncer pode ser encontrada. Eu quero ter esta chance. Este é o meu desejo?, escreveu a adolescente.

Ela morreu em outubro e seu corpo foi transportado para os Estados Unidos, onde o congelamento foi feito ?perpetuamente? por uma empresa a 37 mil libras ? cerca de R$ 157 mil.

O juiz, que apontou para o caso como atípico, afirmou que a família não era rica mas juntou dinheiro por um tempo. Um grupo de entusiastas da criogenia do Reino Unido, ajudou a organizar o procedimento.