Cotidiano

Melhoria nos cemitérios

Muitos moradores de Cascavel aproveitaram a estiagem da tarde de ontem para promover limpezas em túmulos de familiares e levar flores a dois dias do feriado de Finados. Os trabalhos executados pela prefeitura, como pinturas de corredores dos cemitérios da cidade, foram prejudicados pelas chuvas que começaram a cair ainda na quinta-feira (25).

A Acesc (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel) trabalha nos últimos detalhes para deixar os cemitérios preparados para receberem as pessoas que passarão pelos espaços na próxima quinta-feira (2). O Cemitério Central, por exemplo, teve o corredor principal totalmente pintado de azul, com detalhes em branco. Já os corredores secundários ganharam a cor cinza.

Religiosidade

O Cemitério Central já recebe grande movimentação desde a semana passada quando começou a Novena de Finados. Pela manhã (6h30) e à noite (19 horas) acontecem as celebrações religiosas que atraem dezenas de fieis. A Novena segue, diariamente, até amanhã. Além de participar das celebrações, os familiares já aproveitam para visitar os túmulos e deixar flores e velas. A maioria dos jazigos já recebeu melhorias, reformas, limpeza e arranjos novos.

Além das novenas, várias missas estão programadas para o dia 2 de novembro. Somente no Cemitério Central, serão quatro celebrações. O Cemitério São Luiz, no bairro São Cristóvão, terá duas missas. Os cemitérios Cristo Redentor e Jardim da Saudade, ambos no bairro Guarujá, terão uma celebração.