Cotidiano

MEI: Hora de declarar

A modalidade de Microempreendedor Individual (MEI) facilita a vida de muitos trabalhadores autônomos que sonham em formalizarem seus negócios. Pouca burocracia e pouco gasto para manter a empresa. Mesmo assim algumas responsabilidades devem ser cumpridas, como por exemplo, a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que precisa ser enviada até o dia 30 de maio.

O processo de declaração do MEI é simples, o empresário entra no site do Portal do Empreendedor e em 3 cliques pode imprimir a guia de preenchimento da declaração anual. Ainda assim, em Cascavel, 1.837 microempreendedores individuais tiveram seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) cancelados no dia 1° de fevereiro por falta de pagamento.

De acordo com o Consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Willian Tomaz, ao se formalizar, o microempreendedor já recebe as orientações básicas de suas responsabilidades fiscais. “A primeira orientação que nós passamos após a formalização do novo MEI é sobre suas responsabilidades fiscais. Oferecemos todo o conhecimento que ele precisa saber sobre o pagamento das guias e a declaração do imposto de renda” explica.

Orientação

Em Cascavel são 11,5 mil MEI’s ativos que precisam entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN – SIMEI) até o dia 30 de maio, segundo dados do Sebrae. Por isso, para auxiliar os microempreendedores o Sebrae está realizando durante esta semana, até o dia 02 de março, um mutirão que visa esclarecer as dúvidas e auxiliar no preenchimento do formulário. Willian alerta que os canais online de atendimento do Sebrae estão à disposição com consultorias e capacitação referentes ao tema “É importante não deixar para a última hora. Todas as Salas do Empreendedor nos municípios também já estão atendendo os MEI’s”, diz.