Cotidiano

Medidas para o crescimento serão anunciadas na quinta-feira, diz Meirelles

BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que as medidas de estímulo ao crescimento serão divulgadas pelo governo na próxima quinta-feira. Ele não quis adiantar detalhes do pacote, mas disse que farão parte do conjunto medidas de desburocratização, aumento de produtividade, facilitação do processo de aprovação e tomada de crédito. Meirelles garantiu que não haverá anúncio de subsídios ou linhas especiais, mas admitiu que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pode anunciar mudanças nas linhas de crédito do banco de fomento.

? Existem políticas aplicadas pelo BNDES que estão sendo estudadas pelo próprio banco com o Ministério do Planejamento. O BNDES existe para financiar a produção, ele pode decidir criar mais uma linha ou outra e pode estar se aperfeiçoando. Isso faz parte do processo de avanço e de contribuição do BNDES para a economia. Poderão anunciar-se ou não eventuais medidas.

Meirelles fez questão de afirmar que o anúncio de medidas para o crescimento não foi decidido em reação ao momento político. Ele disse que o pacote foi gestado em parceria com o Banco Mundial e está em estudo desde setembro.

? (O pacote) É objeto de um cronograma normal que iniciamos em setembro, por ocasião das reuniões anuais do Banco Mundial e era um projeto que previa que essas medidas seriam anunciadas e teriam início de implementação após a aprovação da PEC (do teto) ? disse, acrescentando:

? Isso não é uma medida reativa a questões momentâneas.