Cotidiano

Médicos de Yale descobrem proteína que aumenta 'colesterol ruim'

33696117_lista -fries- soc.jpg

NEW RAVEN, EUA ? Uma equipe de pesquisa liderada pela Universidade Yale identificou uma proteína que desempenha um papel importante no acúmulo do colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”. A descoberta pode levar a uma estratégia para bloquear a acumulação de LDL, o que poderia ajudar a prevenir ou retardar o entupimento das artérias que leva a doenças cardíacas, dizem os pesquisadores. O estudo foi publicado nesta segunda-feira na “Nature Communications”.

Doenças cardíacas causadas por danos aos vasos sanguíneos são a principal causa de morte em todo o mundo. As artérias ficam entupidas com gorduras e colesterol quando certas proteínas do corpo, conhecidas como lipoproteínas, se combinam e transportam gorduras no sangue para as células. Os cientistas há muito acreditavam que a molécula do receptor de LDL era responsável pelo transporte de LDL dentro das células. Mas, dado que alguns indivíduos sem o receptor de LDL ainda têm altos níveis de LDL, algumas questões permaneciam em aberto sobre o mecanismo.

Para identificar o mecanismo, a equipe de pesquisa rastreou mais de 18 mil genes do endotélio ? a camada interna de vasos sanguíneos. Eles examinaram a transferência de LDL em células endoteliais e, em seguida, focaram em possíveis genes envolvidos no processo.

Os pesquisadores descobriram que uma proteína chamada ALK1 facilitou o caminho do LDL nas células.

? Confirmamos que a ALK1 se liga diretamente ao LDL ? disse William C. Sessa, autor sênior e professor de farmacologia e cardiologia em Yale.

A equipe também determinou que a “via LDL-ALK1” ajudou noo transporte de LDL do sangue para o tecido. O papel de ALK1 na acumulação de LDL não era previamente conhecido, sublinhou Sessa.

? A descoberta de ALK1 como uma ligação de proteína para o LDL implica que ele poderia iniciar as primeiras fases da aterosclerose ? observou o médico. ? Se pudermos encontrar uma maneira de bloquear a ALK1 usando moléculas pequenas ou anticorpos, ela pode ser usado em combinação com estratégias de redução de lipídios para evitar o entupimento das artérias.

As atuais estratégias de redução de lipídios incluem estatinas, que visam os níveis de colesterol LDL no sangue. Um tratamento terapêutico que bloqueia ALK1 “seria uma estratégia única para reduzir a carga da aterosclerose e estaria em sinergia com terapias de redução de lipídios”, observou Sessa.