Cotidiano

MEC prorroga prazo do Fies devido à greve dos bancários

BRASÍLIA – O prazo para inscrição ou renovação de matrícula pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado em virtude da greve dos bancários. Segundo portaria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do Ministério da Educação, estudantes que receberam os documentos de regularidade de inscrição (DRI) e de regularidade de matrícula (DRM) terão até o vigésimo dia depois do fim da paralisação para contratar o crédito nos bancos que funcionam como agentes financeiros do programa.

Esses documentos, expedidos após os alunos concluírem a matrícula na instituição de ensino escolhida, são necessários para efetivar o financiamento no banco, que deve ser feito em geral no prazo de 10 dias corridos. Mas, com a greve, o período estava vencendo sem que os estudantes pudessem resolver a questão de outra forma. Com isso, eles perderiam as vagas automaticamente.

Segundo o FNDE, mesmo com a prorrogação do prazo para o contrato do financiamento, os estudantes podem frequentar as aulas normalmente, sem qualquer tipo de cobrança, tendo em vista que o Fies cobre todas as mensalidades do semestre, de forma retroativa. Por isso, a instituição é obrigada a aceitar o aluno.