Cotidiano

May nomeia Philip Hammond para novo ministro do Tesouro britânico

LONDRES — Em seu primeiro dia como premier britânica, Theresa May nomeu o até então ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Philip Hammond, ao cargo de ministro do Tesouro. Esta é uma função-chave no novo governo do país, que se forma após a renúncia do David Cameron como primeiro-ministro. A medida foi anunciada em um comunicado que informa sobre a aprovação da Rainha Elizabeth à mudança do chefe da pasta.

O antigo ministro do Tesouro, George Osborne, já deixou o governo, embora fosse esperado que ele se tornasse o novo ministro das Relações Exteriores. Ele ocupava o cargo desde 2010 e era um importante aliado de Cameron. A expectativa é que novos ministros sejam apontados ainda nesta quarta-feira.

De acordo com informações dos jornais britânicos, a futura premier está preparando o gabinete com mais mulheres na História do Partido Conservador. No caminho oposto ao de Margaret Thatcher, que escolheu ser cercada por um gabinete ocupado por homens, fontes próximas a May disseram que ela está determinada a colocar em prática a crença de que deve haver um melhor equilíbrio de gênero na equipe de alto escalão do governo.

Pelo menos uma das três grandes pastas deve ser preenchida por uma mulher. Segundo o jornal “The Guardian”, aliadas, incluindo Amber Rudd, atualmente secretário de Energia, e Justine Greening, secretária de Desenvolvimento Internacional, estão entre os nomes ventilados para ocupar posições de destaque no gabinete.

Primeira mulher a assumir o cargo de premier após Margaret Thatcher, May terá pela frente o desafio conduzir a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) e unir o Partido Conservador e um país profundamente divididos pelo Brexit.

No ministério do Interior, que ela ocupava desde 2010, adotou uma linha muito firme em temas como a delinquência, imigração ilegal ou pregadores islâmicos.