Cotidiano

Matelândia discute implantação da Apac

Matelândia – Composta juridicamente em Matelândia desde 2016, a Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), está em fase de implantação efetiva no Município. Para isso, uma reunião ocorreu no Paço Municipal para debater o assunto.

Após várias conversas, visitas, estudos a cerca deste projeto, o modelo Apac beneficia não apenas o preso, mas sim, toda a sua família e a sociedade, tendo em vista que o modelo atual de carceragem hoje alimenta, de certa forma, a criminalidade, além de ser um sistema caro praticamente sem taxa de recuperação significativa.

Este modelo está se difundindo em todo o Estado e País, sendo que em Matelândia, a APAC já conta com todos os trâmites transcorrendo de maneira para que em breve se efetive a implantação.

O intuito principal é a recuperação dos condenados preferencialmente do município de Matelândia. Esta ação também influencia de maneira direta e profunda na segurança pública do município, porém é necessário o engajamento entre Executivo, Legislativo, Judiciário e a comunidade.

O trabalho da Apac consiste na valorização humana fazendo uso de recursos ligados à evangelização para oferecer ao condenado condições de recuperar-se. Em uma perspectiva mais ampla, o método reflete em uma proteção maior da sociedade, na promoção da justiça e vai de encontro ao socorro das vítimas.