Cotidiano

Matagais se espalham em Cascavel 

Com a chuva nos últimos dias, quem está tendo bastante trabalho é a Secretaria do Meio Ambiente, de Cascavel. A vegetação se desenvolve mais rápido e, por isso, alguns lotes baldios se transformam, rapidamente, em matagal. Essa situação demandou, inclusive, uma licitação para aumentar a equipe que faz a roçada nestes locais.

A Secretaria do Meio Ambiente notifica, com antecedência, os donos destes terrenos para que o local seja limpo, mas em 90% dos casos a limpeza não acontece. “O compromisso da população é muito pequeno. A maioria dos proprietários nem aparece aqui na secretaria, preferem pagar a multa” afirma o Engenheiro Civil da Secretaria, Silvio Torres. Segundo ele, desde dezembro de 2017 até o momento já foram enviadas 350 notificações a proprietários de lotes com vegetação alta.

O valor da multa é de R$ 2,10 por metro quadrado, mas se, após ser notificado, o proprietário apresentar, junto à secretaria, uma prova de que o imóvel já foi limpo é concedido um desconto de 50% sobre o valor total da multa.

Vias esburacadas

O excesso de chuvas também tem impedido a Secretaria de Obras Públicas (Sesop) de realizar operações para tapar buracos que só aumentaram nos últimos dias. Os estragos estão em praticamente todo o perímetro urbano e vai exigir um esforço concentrado das equipes. Tubulações foram rompidas, crateras se formaram nas vias e houve até deslizamentos de terra.

A Prefeitura ainda não tem uma dimensão dos prejuízos que só poderão ser calculados após o fim da chuvarada. A reconstrução vai exigir uma demanda grande de tempo. O volume de chuvas já supera o previsto para todo o mês de janeiro.