Cotidiano

Marte vai ficar mais próximo da Terra neste domingo

RIO – Nas últimas semanas, Marte tem aparecido cada vez mais brilhante no céu noturno na direção da constelação de Escorpião. Isto acontece porque, na dança orbital em torno do Sol, o planeta vermelho está para atingir um ponto no espaço exatamente na direção oposta de nossa estrela. Por esta razão conhecido como oposição, o fenômeno ocorrerá às 8h10 deste domingo no horário de Brasília.

Esta ocasião, que se repete aproximadamente a cada 780 dias, também marca a época em que Marte chega mais perto da Terra no período. Mas como as órbitas dos dois planetas são elípticas, e não círculos perfeitos, as datas da oposição e da maior aproximação raramente coincidem. Assim, este ano, isso acontecerá apenas às 18h36 da segunda-feira dia 30 de maio, também no horário de Brasília, quando então o planeta vermelho estará a 75,28 milhões de quilômetros do nosso.

Aproveitando a aproximação de Marte, o telescópio espacial Hubble, da Nasa, fez uma imagem em close-up do planeta. Nela, se destaca a chamada Arabis Terra, um vasto planalto cheio de crateras que provavelmente é uma das formações geológicas mais antigas de Marte. A região escura coberta por nuvens no canto direito da foto, por sua vez, é a Syrtis Major Planitia, planície que cerca um antigo vulcão marciano.

Já a estrutura oval abaixo de Syrtis Major é a bacia de Hellas Planitia, a maior cratera de Marte, com cerca de 1,8 mil quilômetros de diâmetro e oito quilômetros de profundidade, formada pelo impacto de um asteroide há aproximadamente 3,5 bilhões de anos. Por fim, as regiões escuras ao Sul da Arabis Terra são Sinus Sabaeous e Sinus Meridiani, grande leitos rochosos formados por antigos fluxos de lava na superfície do planeta.

A última vez que Marte esteve tão perto da Terra foi em abril de 2014. A maior aproximação já registrada do planeta vermelho do nosso, no entanto, aconteceu em 2003, quando ele chegou a apenas 55,76 milhões de quilômetros, a menor distância nos últimos 60 mil anos. Já a próxima oposição e maior aproximação de Marte acontecerá em julho de 2018.

Quem quiser aproveitar o momento da oposição para observar Marte será brindado com ainda mais outras atrações no céu. Formando um triângulo com o planeta na mesma região também estão Saturno e a estrela gigante vermelha Antares, a mais brilhante da constelação de Escorpião. Além disso, entre esta sexta e domingo, a Lua cheia também estará na área.