Cotidiano

Marta Suplicy confirma depoimento como testemunha de ex-assessor de Palocci

SÃO PAULO. A senadora Marta Suplicy (PMDB) confirmou, nesta quarta-feira, que prestará depoimento como testemunha de defesa de Branislav Kontic, ex-assessor do ministro Antonio Palocci, no âmbito da Operação Lava-Jato. Marta falará por meio de videoconferência às 10h de 29 de março, na sede da Justiça Federal, em Brasília.

Branislav e Palocci respondem a processo por corrupção e lavagem de dinheiro. Ambos teriam beneficiado a Odebrecht por meio de decisões de governo.

Para o Ministério Público Federal (MPF), Palocci era responsável pelo “caixa geral” de acertos de propinas e teve apoio de seu assessor de Branislav Kontic. A defesa de Palocci nega as acusações. O ex-ministro é apontado pelos procuradores como o “Italiano”, conforme consta nas planilhas de repasses de recursos ilícitos da Odebrecht.

Na denúncia do MPF, procuradores apontam mensagens trocadas em 2009 por executivos da Odebrecht que associam Palocci ao codinome “Italiano”. Numa delas, consta a informação de que “Palocci acaba de ligar”, e que ele estaria numa reunião com o então ministro da Fazenda Guido Mantega e com o ex-presidente Lula para defender os interesses do grupo Odebrecht.