Cotidiano

Marinha faz inspeção em 1,4 mil embarcações

O objetivo da ação é o cumprimento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário

Guaíra – A Capitania Fluvial do Rio Paraná e a Delegacia Fluvial de Guaíra realizam desde 22 de dezembro um trabalho com foco na prevenção. O balanço parcial aponta para inspeção em 1.493 embarcações com emissão de 149 notificações. O objetivo da ação é o cumprimento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. A maior parte das irregularidades foi motivada pela ausência de coletes salva-vidas homologados e pela falta de documentos obrigatórios no barco. Seis embarcações foram apreendidas devido condução por pessoas sem habilitação.

Também foram instaurados no período quatro inquéritos administrativos sobre fatos e acidentes da navegação, dos quais dois foram originados de acidentes fatais envolvendo embarcações, totalizando três mortos. Durante as inspeções navais foram constatadas ocorrências de navegantes manobrando embarcações próximas a áreas de banhistas. É importante ressaltar, segundo a Capitania, que as embarcações, principalmente motos aquáticas, devem navegar e realizar evoluções afastadas a pelo menos 200 metros de distância das margens do reservatório.

A Capitania Fluvial e a Delegacia Fluvial de Guaíra contam com 61.612 condutores e 52.419 embarcações inscritas em área de jurisdição que abrange 308 municípios do Paraná e 3 do Mato Grosso do Sul. Os parceiros também informam que eventos náuticos — como torneios de pesca, competições de esportes radicais, regatas e comemorações públicas — devem ser precedidas da apresentação dos respectivos planejamentos e medidas de segurança, conforme a jurisdição com antecedência mínima de 15 dias úteis.

A segunda fase da Operação Verão iniciou no dia 30 de janeiro de 2017, com previsão de se estender até o mês de março.