Cotidiano

Maria Valéria Rezende ganha prêmio Casa de Las Américas

RIO – A escritora Maria Valéria Rezende venceu o prêmio Casa de Las Américas com seu romance “Outros Cantos” (Alfaguara), na categoria de literatura brasileira. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira pelo corpo de jurados, formado por Lúcia Bettencourt, Adriana Lisboa e Guiomar de Grammont.

Eles destacaram que sua obra “reflete sobre a substituição de valores éticos e humanos por uma sociedade consumista que sufoca manifestações populares e tradicionais”.

“Noções arraigadas de um poder patriarcal, incorporadas pela comunidade, desafiam (a protagonista) e a fazem questionar seu papel de educadora.

O poeta Armando Freitas Filho, por sua vez, recebeu menção honrosa na mesma categoria que Rezende, por seu livro “Rol” (Companhia das Letras).

Paulista radicada na paraíba, a autora é freira da Congregação de Nossa Senhora e, para escrever o romance, usou sua experiência como alfabetizadora de adultos. Em 2015, ela ganhou o Jabuti de livro do ano de ficção, por “Quarenta Dias” (Alfaguara).