Cotidiano

Marco Aurélio pede ao MPF investigação por descumprimento de ordem judicial

BRASÍLIA – O ministro Marco Aurélio Mello acaba de apresentar seu voto para manter Renan Calheiros (PMDB-AL) afastado do cargo de presidente do Senado. O ministro vai encaminhar cópia de seu voto e todos os documentos que tem para o Ministério Público Federal investigar crime de descumprimento de ordem judicial pelo Senado. Caberá ao procurador-geral, Rodrigo Janot, decidir se abre inquérito contra Renan e outros envolvidos na operação de ontem em que foi recusada a notificação da decisão da liminar do STF.

? Encaminhem cópia deste voto ao PGR, consideradas as posturas adotadas pelos destinatários das notificações com sinalização de práticas criminosa. É como voto – disse o ministro.

Além de pedir o afastamento de Renan, Marco Aurélio quer que a PGR investigue os senadores, incluindo Renan, que se recusaram a receber a notificação judicial da liminar, dizendo que há sinais de ?prática criminosa? na conduta. O ministro emparedou os colegas de Corte, assinalando que uma eventual decisão de deixar Renan no cargo se trata de ?jeitinho brasileiro?. Ao destacar que Renan e mais dois senadores se negaram a receber a notificação, disse: