Cotidiano

Marcelo Odebrecht prestará depoimento no processo da chapa Dilma-Temer

BRASÍLIA ? O ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a oitiva do empresário Marcelo Odebrecht no processo de cassação da chapa de Dilma Rousseff e de Michel Temer que tramita na corte. O depoimento foi marcado para quarta-feira da próxima semana, à tarde, em Curitiba. O ministro quer que o empreiteiro fale sobre os mesmos fatos descritos na delação-premiada que prestou na Operação Lava-Jato.

A delação dos executivos da Odebrecht permanece em sigilo. A expectativa é de que, em breve, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de novos inquéritos com base dos depoimentos. Janot deverá pedir também o fim do sigilo das delações.

O depoimento de Marcelo Odebrecht será um dos últimos para instruir o processo. Em seguida, Benjamin deverá pedir para o Ministério Público e as partes interessadas ? Dilma, Temer e o PSDB, que é o autor da ação ? se manifestarem. Com o material em mãos, o relator vai elaborar um voto e liberar para a votação em plenário. Caberá ao presidente do tribunal, ministro Gilmar Mendes, marcar uma data para o julgamento. Não há prazo previsto, mas isso deve acontecer ainda neste ano.