Cotidiano

Manter estoques: Hemocentro pede colaboração de empresários

O Hemocentro de Cascavel, que necessita de pelo menos 80 doadores de sangue diariamente, faz um apelo aos empresários do município de Cascavel. Isso porque o número de voluntários que procura a unidade para doar estava, nos últimos dias, abaixo do esperado. Segundo a assistente social Maria Luiza da Silva, um dos motivos é que muitos funcionários deixam de pedir dispensa temporária ao patrão com receio de perder o emprego, especialmente num período de crise. “Está existindo um descuido da população. Isso ocorre por diversos fatores, inclusive os de ordem pessoal. Algumas pessoas que antes doavam, hoje não pedem ao patrão para sair por um período do trabalho e vir até o Hemocentro com medo de que possa acontecer alguma coisa, como, por exemplo, ficarem desempregadas. Por isso, fazemos um apelo aos empresários para que liberem seus funcionários que são voluntários ou que tenham o interesse em doar sangue”, relata Maria Luiza.

De acordo com ela, caso o trabalhador não opere máquinas ou veículos, não trabalhe em construções, por conta da altura, ou outro serviço que exija força física, é possível fazer a doação e logo voltar ao trabalho. Se isso não for possível, o Hemocentro fornece atestado de um dia, que é garantido por lei.

Horários

Para facilitar a dispensa dos funcionários para doação de sangue, é possível agendar a coleta do material. Basta ligar no (45) 3226-4549. O Hemocentro de Cascavel atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h40 às 16h, na Rua Avaetés, 370, no Bairro Santo Onofre.