Cotidiano

Manter as especialidades será o desafio em Anahy

Mesmo com a crise, prefeito eleito diz que vai manter os profissionais no município

Anahy – Há mais de 20 anos atuando no setor público, Carlos Antonio Reis, o Carlão (PSC), assume a partir de janeiro de 2017 o cargo de prefeito de Anahy. Na eleição, recebeu 1.261 votos, com 52,56% de aprovação para suceder o atual gestor Joacir Antônio Lazzaretti (PT), de quem foi vice por quatro anos. 

A experiência na vida pública, segundo Reis, será fundamental para continuar com os projetos já iniciados no município. “A proposta sempre foi seguir com o que já fizemos e melhor. Assumi por seis vezes como prefeito interino e isso vai facilitar todo o processo de transição”, afirma. Segundo ele, uma das ações a serem mantidas serão as especialidades médicas. A medida também é o maior desafio diante da crise econômica, já que conforme Reis, o município não é obrigado a bancar esse serviço, no entanto, o disponibiliza à população. “O Ministério Público nos orientou de que a obrigação do município é o atendimento básico, mas nesses últimos anos viemos mantendo as consultas com nutricionista, psiquiatra, psicólogo, ginecologista, obstetra e pediatra. Mesmo o cenário econômico sendo difícil, vamos continuar com esse quadro disponível aos pacientes”, garante o prefeito eleito. A prestação de serviço dos médicos especialistas é feita por meio de contrato, segundo Reis.

Ainda no setor da saúde, o futuro prefeito terá um problema a resolver logo no início da gestão. O contrato dos dois profissionais que fazem parte do programa Mais Médicos encerra em dezembro, e conforme o Ministério da Saúde, os médicos não poderão mais atuar em Anahy. A cidade passará a contar apenas com um profissional, que realiza os atendimentos voltados à saúde da família, que tem como objetivo a prevenção. “Essa situação nos deixa preocupados. Já acionamos o Ministério para tentar mantê-los aqui, pois a população se sente muito bem atendida pelos médicos cubanos”, relata. 

Apesar disso, ele lembra que Anahy conta hoje com uma estrutura adequada, com uma Unidade de Saúde Central, que atende também em escala de plantão, além de uma ambulância para o transporte de pacientes e apoio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Reis adianta que a Secretaria de Saúde será conduzida pelo vice-prefeito eleito, Odair Vieira de Miranda, que já faz esse trabalho na gestão de Lazzaretti. 

Obras e planejamento

O prefeito eleito Carlos Reis comenta que há algumas obras a serem concluídas, entregues apenas a partir de sua gestão. Uma delas é o loteamento Simões, que está com as casas contratadas pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e a Caixa Econômica Federal, assim como a academia da saúde. O prefeito eleito já pensa em novos investimentos a Anahy. Segundo ele, projetos serão encaminhados a Curitiba para angariar recursos à pavimentação e calçadas. 

“Planejamento será essencial para executar o nosso plano de governo. A garantia de recursos, por meio de parcerias com o governo estadual e a União, vão ajudar a por em prática aquilo que queremos. O próximo ano será difícil, mas organizados e com pé no chão vamos fazer atender as necessidades de todos”, diz Reis.