Cotidiano

Manifestação de policiais do Rio repercute em jornais internacionais

suptinik1.jpgRIO – A manifestação de policiais do Rio pela falta de estrutura e de pagamentos foi destaque em vários jornais internacionais nesta terça-feira. A faixa que dizia ?Welcome to hell? (bem vindo ao inferno), exibida aos turistas que chegavam à cidade na segunda-feira, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, foi uma das cenas mais comentadas.

A repercussão mundial, às vésperas da Olimpíadas, era um dos objetivos dos organizadores do protesto, conforme um deles disse ao GLOBO, nesta segunda-feira.

?O protesto no aeroporto desta segunda-feira vem logo após a declaração feita na semana passada pelo governo de que o Rio está em estado de calamidade, o que pode significar o total colapso da segurança pública, saúde, educação, transporte e controle do meio ambiente?, afirma uma reportagem do portal Yahoo.

rt.jpgO site da rede de TV norte-americana Fox News destacou o protesto dos policiais ao citar morte do tenente da Polícia Militar Denilson Theodoro de Souza, de 48 anos, que integrava a equipe de seguranças do prefeito Eduardo Paes e foi baleado na madrugada de domingo, na Pavuna, na Zona Norte da cidade.

?O funeral de Souza coincidiu com o dia em que a polícia do estado do Rio fez um protesto contra os cortes salariais e a falta de meios para levar a cabo o seu trabalho de forma eficiente. Os oficiais distribuíram um documento denunciando a falta de água, tinta e até mesmo papel higiênico nas delegacias. Na área de desembarque de passageiros no Aeroporto Internacional do Galeão, vários policiais exibiam um cartaz relatando suas condições de trabalho?, diz o texto da Fox News.

O jornal russo Sputnik afirmou que ?devido aos salários pendentes, a um mês antes dos Jogos, a cidade da metrópole brasileira vem demonstrando as más condições de trabalho?. Citou também o fato de o Rio de Janeiro ter entrado em estado de emergência, por causa da precária situação orçamental para liberação de recursos para a Olimpíada.

Com o título ?Violência no Rio deixa pouca confiança na segurança pública?, a reportagem do norte-americano USA Today citou recentes casos de violência ocorridos na cidade e sobre a ameaça à segurança pública, após o governo do declarar estado de calamidade?.

yahoo1.jpgO site australiano News.com.au diz que, numa rara demonstração pública de raiva, a polícia do Rio protestou contra a falta de salários e papel higiênico. ?Os visitantes que chegaram esta semana foram recebidos no aeroporto por policiais e bombeiros com uma advertência preocupante?, afirmou a reportagem ao citar frases exibidas em cartazes pelos policiais durante a manifestação: ?A prioridade da polícia é o povo, a prioridade do governo é a Olimpíada? e ?A polícia e os bombeiros não são pagos, quem vem para o Rio de Janeiro não será seguro?.

Além da segurança publica, o Nine News Australia escreveu sobre a crise na Saúde referindo-se a um grafite numa ponte próximo ao Galeão, postado por um internauta, que declarava: ?Bem-vindo, não temos hospitais?.

O site do canal de televisão russo RT destacou que a polícia do Rio ?está atormentado pela falta de equipamentos necessários, como helicópteros, combustível para carros, bem como suprimentos básicos de higiene e de escritório.

?A pouco mais de um mês para os Jogos de 2016, policiais e bombeiros do estado ainda estão sem pagamento de salários na íntegra?, dizia o site do canal indiano Zee News.usatoday1.jpg