Cotidiano

Mais três fundos imobiliários de Londres suspendem saques após Brexit

BRITAIN-EU-BREXIT-PROTESTLONDRES – Três novos fundos imobiliários se juntaram ao grupo dos que suspenderam saques de investidores após o Brexit. Os fundos Henderson, Threadneedle e Canada Life anunciaram a interrupção hoje. Antes deles, M&G, Standard Life Investments e Aviva Investors já tinham feito o mesmo. Com os novos fundos, o total de capital congelado chega a 15 bilhões de libras, o maior bloqueio do tipo desde a crise de 2008.

A decisão dos fundos ocorreu após uma onde de tentativas de resgates de investidores, em meio à especulação sobre uma possível queda dos preços das propriedades ? uma possível consequência da saída do Reino Unido da União Europeia.

brexit 0607Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, o Henderson Global Investores informou que suspendeu a transação de seus 3,9 bilhões de libras em ativos, devido a ?pressões excepcionais de liquidez?, por causa da incerteza após o Brexit. Em menos de uma hora, o Columbia Threadneedle seguiu o mesmo caminho.

O Canada Life descreveu a suspensão como um ?adiamento dos pedidos de saques?. ?O adiamento pode ser de até seis meses, permitindo as fundos garantir que os valores imobiliários reflitam as condições de mercado?, afirmou a instituição.

? Cerca de metade do setor fundos de investimento imobiliário estão agora sobre gelo, e permanecerão assim até conseguirem levantar dinheiro suficiente para dar conta dos resgates. Para fazer isso, eles precisam vender propriedades, e, como qualquer proprietário de imóvel sabe, este não é um processo rápido nem indolor ? avaliou Laith Khalaf, analista sênior da Hargreaves Lasdown.