Cotidiano

Mais de 90% dos alunos retornaram às atividades escolares

Em Itaipulândia, a maioria das crianças já está nas escolas municipais

Mais de 90% dos alunos retornaram às atividades escolares

Itaipulândia – Segundo levantamento da Secretaria de Educação de Itaipulândia, com base nos dados apontados pelas escolas municipais e pelos centros municipais de Educação Infantil, dos 1.545 alunos matriculados no Município, 1.396 (91%) retornaram às atividades letivas esta semana. Desses, 1.207 (78%) aderiram ao modelo híbrido e 189 (13%) ao ensino remoto.

Dos 458 alunos matriculados nos Cmeis, 361 retornaram, representando 78,8% no ensino híbrido. As turmas foram divididas em dois grupos: um frequenta o Cmei no período matutino e outro, à tarde. Dessa forma, no intervalo entre os períodos, todos os equipamentos, as salas e os materiais são higienizados. Outras 97 crianças (21,2%) continuam no ensino remoto.

Já nas escolas municipais, há 1.087 estudantes matriculados. Desses, 846 (77,8%) retornam para a sala de aula, na modalidade híbrida, e 92 (8,4%) mantêm o ensino remoto. A taxa de indecisos entre os alunos das escolas municipais é de 13,8% (145 estudantes), mas os gestores estão entrando em contato com as famílias para regularizar a situação.

Maripá

Em Maripá, as aulas presenciais da rede municipal retornaram na segunda (22) para os estudantes que tiveram o retorno autorizado pelos pais ou responsáveis. Cerca de 87% dos alunos retornaram para as salas de aula e 13% seguem com o ensino remoto.

Para o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Jony Zils, o retorno após dez meses sem aula é um desafio, mas que será superado com segurança a partir do trabalho conjunto entre comunidade escolar e sociedade como um todo. “Vamos avaliar esse retorno a todo momento. Talvez em algum momento seja preciso dar um passo para trás, recuar, mas acreditamos que, se todos colaborarem, vai dar certo. Entendemos e respeitamos as famílias que optaram pelas aulas remotas. Precisamos nos sentir seguros, pois são nossos filhos e queremos o melhor para eles”, pontua o secretário.

A nova rotina dos estudantes conta com uma lista extensa de medidas para evitar a contaminação e a propagação do coronavírus. Para os alunos que utilizam o transporte escolar, os cuidados começam no momento em que adentram ao ônibus e, com os demais alunos da rede municipal, os cuidados continuam desde a entrada no portão das escolas.

Com o uso de máscara obrigatório, os alunos passam pela aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool 70% na entrada da escola, seguem até a sala de aula sem contato próximo com colegas, higienizam os calçados no tapete higienizador na entrada da sala de aula e sentam em lugares pré-estabelecidos para manter o distanciamento adequado. Toda a organização dos horários de entrada, saída, refeições e intervalos é pensada para evitar aglomeração.

Em duas escolas (Professor Leopoldo Kuroli e Eça de Queiroz) foi adotado formato escalonado, com organização em grupos que se alternam com aulas presenciais e em casa. Já na Escola Pedro Álvares Cabral, do Distrito de Pérola Independente, as turmas retornaram de forma integral devido ao menor número de estudantes.

Cascavel adia retorno às aulas

Em Cascavel, o prefeito Leonaldo Paranhos solicitou à Semed (Secretaria Municipal de Educação) o adiamento por uma semana do retorno presencial das aulas, que ocorreria nesta quarta-feira (24). Assim, dia 3 de março é a nova data prevista para as atividades escolares presenciais.

A decisão tem como foco a garantia da saúde e da segurança sanitária dos quase 5 mil servidores e dos 31 mil alunos que constituem a rede pública municipal de ensino.

No dia 2 de março haverá nova avaliação sobre o início no dia seguinte.