Cotidiano

Mais de 340 mil multas foram emitidas no Oeste

Em Assis Chateaubriand, o número de infrações cresceu 32% de janeiro a novembro de 2016

Assis – Transitar em velocidade superior à permitida nas ruas, avançar o sinal vermelho e deixar de usar o cinto de segurança são algumas das infrações observadas na região Oeste, que no período de janeiro a novembro de 2016 registrou o total de 340.424 multas, conforme os últimos dados do Detran-PR (Departamento de Trânsito) do Paraná.

Comparado a 2015, foram 254 ações a mais de imprudência entre motoristas, grande parte deles, reincidente em infrações, que resultaram em penalidades. Ao contrário do que se possa esperar, as multas tiveram aumento não apenas em cidades onde a frota de veículos é maior.

Em Assis Chateaubriand, o número de infrações cresceu 32% de janeiro a novembro de 2016. No ano passado, foram registradas 11.229 violações de trânsito, ou seja, 2.715 a mais do que em 2015. Na cidade de Toledo, o Detran-PR emitiu 41.815 notificações entre condutores de veículos em 2015 e no ano passado o total subiu para 42.650.

Foz do Iguaçu bateu o recorde de penalidades em 2016 com o registro de 123.874 infrações. O aumento é de 9% comparado ao período a 2015 quando foram registradas 135.096 infrações de trânsito.

Conforme o Foztrans (Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu), o aumento nas irregularidades não é atribuído à adoção de novos métodos de fiscalização, mas, sobretudo, ao comportamento dos condutores de veículos e o aumento de frota.

“Outro fato que motiva consideravelmente é a crescente circulação de veículos estrangeiros que veem para o Brasil, principalmente para realizar compras, devido às vantagens obtidas pelo câmbio do real em relação às moedas estrangeiras”, acrescenta a secretária geral, Glauce Doldan.

Os inúmeros pontos turísticos atraem durante todo o ano a presença de estrangeiros e em relação à emissão durante todos os meses do ano, a quantidade de infrações registradas ocorre de forma equilibrada.

Conscientização

Para reverter os dados do trânsito, a Foztrans aposta em ações de educação que são realizadas constantemente. “Também contamos com a Escola de Trânsito que aborda questões relacionadas à segurança, prevenção de acidentes e respeito às normas de trânsito. Além disso, a Escola Itinerante, na qual o Foztrans vai até as escolas para oferecer meios de acesso a questões relacionadas ao trânsito no intuito de proporcionar mais segurança nas vias de Foz do Iguaçu e respeito às normas”, destaca Glauce. As multas por transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20% lidera o ranking das infrações no Oeste. A penalidade representa 30,42% do total e equivale ao número de 102.536 notificações. Conforme dados do Detran-PR, avançar sinal vermelho é a segunda maior infração e no ano passado 35.114 multas foram emitidas entre os municípios da região. Seguem na lista, penalidades pela direção de veículos sem o cinto de segurança, transitar em vias com velocidade superior a 50% do permitido e pela falta do registro de veículo, após 30 dias da troca da propriedade.