Cotidiano

Mais de 3 mil casos de violência são registrados em um ano no PR

As campanhas de informação e orientação, disseminadas de forma mais intensa nesta última década, têm sido de grande auxílio no trabalho da polícia

Curitiba – A prisão, no início desta semana, de um ex-participante do programa BBB (Big Brother Brasil), chamou a atenção para o número de abusos cometidos contra menores de idade no Paraná. O crime veio à tona às vésperas do dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em 2015 foram registradas no Estado 3.020 ocorrências de violência sexual e física contra crianças e adolescentes. Somente no Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima de Crime), em Curitiba, são recebidas em média de cinco a dez denúncias por dia. “Os policiais, juntamente com uma equipe de psicólogos da unidade especializada, desempenham um trabalho criterioso e técnico em relação às notícias dos crimes que recebemos”, diz a delegada Daniela Andrade.

As campanhas de informação e orientação, disseminadas de forma mais intensa nesta última década, têm sido de grande auxílio no trabalho da polícia. “O abuso sexual de crianças e adolescentes é um crime que se pode pensar que ocorre só 'com os outros', nunca na nossa família, nunca com o amiguinho do nosso filho ou na casa vizinha, mas é preciso que os pais estejam atentos ao problema”, alerta a delegada.

O Nucria percebe, em alguns casos, a conivência da mãe com a prática do abuso infantil. “Quando a mãe assume uma postura submissa e ignora a situação que ocorre dentro da própria casa, os abusos podem se acentuar e persistir por anos”, destaca Daniela.

SINAIS

Uma das dificuldades em se prevenir esse tipo de crime é que muitas das ocorrências costumam ocorrer dentro da própria casa e são perpetradas por pessoas próximas. É importante que professores e pessoas do convívio de crianças e adolescentes estejam alertas para o aparecimento de alguns sinais, como alteração repentina de comportamento e humor, falta de apetite, distúrbios do sono e medo da presença de pessoas adultas.