Cotidiano

Mais de 23 mil na rodoviária 

O feriado da Independência, celebrado amanhã (7), vai movimentar a rodoviária de Cascavel. A expectativa da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) é de que sejam feitos 23,8 mil embarques e desembarques no terminal até o domingo (10), mesmo montante registrado em 2016.

Entre os principais destinos estão as praias catarinenses, como Florianópolis e Balneário Camboriú. Segundo o encarregado de uma agência de viagens, Paulo Cesar Pacheco, a projeção é de que o feriado prolongado aumente em até 5% as vendas de passagens. “A gente até tem uma promoção de que quem comprar com antecedência o bilhete pode ter de 30% a 50% de desconto”, diz. O bônus, conforme Pacheco, incentiva os indecisos a aproveitar os quatro dias de folga para viajar.

Irene Aparecida Pinto já antecipou sua viagem e veio de Curitiba a Cascavel na segunda-feira (4). “Vim aqui visitar meu filho. Fazia alguns meses que não o via e como tem vários dias de folga, tirei um tempinho para viajar”, conta.

 Já a expectativa da assistente administrativa de uma agência de viagens, Ines Padovan, é de que o feriado prolongado gere um faturamento 10% maior do que em dias normais. “Neste ano o pessoal decidiu viajar”, relata. Em sua agência, a maioria das passagens já vendidas tem como destino Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul e Florianópolis.

Legenda: Movimento se intensifica hoje e no retorno dos viajantes, no domingo à noite

Extras

Para atender a demanda, as agências se preparam com ônibus extras. Pacheco diz que além dos carros utilizados todos os dias, outros dois reservas, com capacidade para 60 pessoas, já estão praticamente lotados. “Um já lotou, o outro está pela metade, mas até amanhã fecha tudo”, comenta.

Quem ainda não comprou a passagem precisa ser rápido e correr contra o tempo. “Ainda tem [passagem], mas como a maioria dos embarques são para amanhã [hoje], os clientes precisam se apressar”, ressalta Pacheco.