Cotidiano

Maia dá posse a oito deputados que assumem vaga de prefeitos eleitos

posse deputados.jpgBRASÍLIA – Uma movimentação atípica, em pleno recesso parlamentar, chamou atenção dos turistas que visitavam a Câmara nesta segunda-feira: acompanhados de parentes, oito suplentes eleitos em 2014 lotaram o gabinete da Presidência da Câmara para tomar posse. Eles ocupam o lugar deputados que renunciaram ao mandato para comandar prefeituras ou licenciaram-se para assumir secretarias municipais desde ontem.

Eleição câmara

Ao todo, 19 deputados renunciaram ao mandato nos últimos dias, 17 deles para assumir como prefeitos e outros dois, como vice-prefeitos. No dia primeiro de janeiro, 11 deputados tornaram-se titulares sem necessidade de posse, porque já tinham exercido o mandato em algum momento como suplente. Mas, nesta segunda-feira, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), abriu o gabinete para receber oito eleitos que tomaram posse do mandato e assumirão como titulares ou suplentes.

Entre eles estão o deputado Renato Andrade (PP-MG), que assume a vaga do prefeito eleito de Uberlância, Odelmo Leão (PP-MG) e Marcelo Delaroi (PR-RJ), que entra no lugar de Dr. João, que comandará a prefeitura de São João do Meriti. Também assumem como titulares os deputados Vaidon Oliveira (PSDC-CE), na vaga de Moroni Torgan (DEM) – vice-prefeito de Fortaleza, e Norma Ayub (DEM-ES), na vaga do de Max Filho (PSDB), que assumiu a prefeitura de Vila Velha.
Além disse, Maia deu posse como suplente a outros quatro deputados eleitos. Entre eles estão dois deputados do Rio que irão ocupar provisoriamente a vaga de dois titulares que se licenciaram para assumir secretarias municipais na gestão do prefeito Marcelo Crivella (PRB): Dejorge Patrício (PR), entra no lugar da deputada Clarissa Garotinho (PR) e Lourival Gomes (PSDC), na vaga de Luiz Carlos Ramos (PTN).

Com a saída de Duarte Nogueira (PSDB-SP), para comandar a prefeitura de Ribeirão Preto (SP), o deputado suplente Lobbe Neto (PSDB) – que estava exercendo como suplente – foi efetivado e, como suplente, assumiu hoje Adérmis Marini (PSDB). Para a vaga do prefeito eleito de Canoas, Luiz CarlosBusato (PTB), foi efetivado Cajar Nardes (PR) e Assim Melo (PC do B), assumiu como suplente.
A eleição do tucano Nelson Marchezan Júnior como prefeito de Porto Alegre trará de volta à Câmara Yeda Crusius, também tucana, mas a data da posse ainda não está marcada. Também não está marcada a posse de Izaque José da Silva (PSDB), que entra na vaga do também tucano Bruno Covas, que renunciou para assumir como vice-prefeito de São Paulo.

Entre os que foram efetivados ontem, sem necessidade de tomar posse e fazer o juramento, está o deputado Osmar Bertoldi (PP-PR), que entrou na vaga do prefeito eleito de Londrina, Marcelo Belinatti (PP). Bertoldi já teria que ter tomado posse como suplente quando o deputado Ricardo Barros (PP-PR) se licenciou para assumir o Ministério da Saúde, mas não pode fazer isso porque estava preso. Na época, a Câmara convocou outro suplente. O deputado ficou preso por oito meses no ano passado, acusado de descumprir ordem de não se aproximar da ex-noiva, que o acusa, entre outras coisas, de estupro, sequestro, lesão corporal e cárcere privado.