Cotidiano

Maduro diz que tentativa de golpe na Venezuela teria reação mais dura do que da Turquia

CARACAS ? O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que o expurgo levado a cabo por seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, contra rivais após uma tentativa frustrada de golpe de Estado pareceria uma brincadeira de criança comparada com a ação que ele adotaria se a oposição tentasse algo semelhante em seu país.

? Vocês viram o que aconteceu na Turquia? ? indagou Maduro em um evento televisionado na noite de quinta-feira. ? Erdogan irá parecer um bebê de colo comparado com o que a revolução bolivariana fará se a direita passar da linha com um golpe.

Após um fracassado golpe militar em julho, o governo de Erdogan deteve, suspendeu ou colocou sob investigação mais de 60 mil pessoas entre militares, policiais, servidores públicos e membros do Judiciário.

Desde que o mentor de Maduro, o falecido presidente venezuelano Hugo Chávez, sobreviveu a uma tentativa de golpe apoiada pela oposição em 2002, a revolução que ele batizou com o nome do libertador latino-americano Simón Bolívar vem atribuindo aos oponentes a intenção de retomar o poder à força.

Maduro vê sua popularidade despencar em um cenário de redução nos preços do petróleo e má administração econômica que levaram um dos países mais ricos das Américas a uma recessão profunda, o que desencadeou escassez de produtos básicos como arroz e remédios.A oposição planeja uma grande manifestação em Caracas no dia 1º de setembro para exigir um referendo revogatório cujo objetivo é abreviar o mandato de seis anos de Maduro, que termina em 2019.