Cotidiano

Maduro afirma que eleição não é prioridade para a Venezuela

CARACAS ? O presidente venezuelano Nicolás Maduro disse que novas eleições não são uma prioridade em um país rico em petróleo e em meio a uma grave crise econômica, enquanto a oposição pressiona por um referendo revogatório contra ele.

? A prioridade não é fazer eleições. Na Venezuela, a prioridade é recuperar a economia e servir o povo ? declarou Maduro em seu programa semanal na TV estatal.

Sem fazer nenhuma menção direta à consulta promovida pela coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática, o presidente chavista perguntou: “Qual a prioridade no país? Cumprir os caprichos de uma oligarquia ou recuperar a economia?”

A oposição venezuelana convocou uma mobilização nacional para a próxima quarta-feira para exigir revogação do mandato de Nicolás Maduro ainda este ano, embora Justiça eleitorial do país tenha descartado essa possibilidade. Por outro lado, o movimento chavista também deve ir às ruas no mesmo dia.

O Conselho Nacional Eleitoral, acusado por adversário do presidente de servir o chavismo, anunciou em setembro que o referendo será realizado em fevereiro ou março de 2017, se a oposição conseguir recolher quatro milhões de assinaturas entre 26 e 28 de outubro.

Atores americanos têm encontro com Maduro

Em visita a Caracas para conhecer as políticas sociais venezuelanas, os atores Jamie Foxx e Lukas Haas se reuniram com o presidente Nicolás Maduro e se comprometeram a retornar ao país sul-americano para conhecer as atrações naturais e programas para promover o cinema.

Os atores conheceram que os corredores do palácio Miraflores e testemunharam a assinatura de um acordo com uma empresa jordaniana para a construção de milhares de moradias para os setores pobres no estado central de Aragua.