Cotidiano

Macri: há condições para aplicar cláusula do Mercosul contra Venezuela

201610241639338703_AFP.jpg

BUENOS AIRES – Após reunir-se com o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, na residência oficial de Olivos, o chefe de Estado da Argentina, Mauricio Macri, afirmou, nesta segunda-feira, que ambos discutiram a situação da Venezuela e que ?existem todas as condições para aplicar a cláusula democrática? do Mercosul contra o país. Ambos presidentes expressaram sua preocupação pela crise entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição e anteciparam que será convocada uma reunião extraordinária do bloco para adotar medidas.

venezuela_2410

Se for aplicada, a cláusula democrática poderia ser usada para suspender a Venezuela do Mercosul.

? A declaração do Congresso venezuelano foi contundente. Isso nos aproxima cada vez mais a confirmar que a Venezuela, nestes termos, não pode ser parte do Mercosul ? declarou o presidente argentino.

Macri foi mais claro do que Vázquez e disse, sem rodeios, que ?existem condições para aplicar a cláusula democrática. Espero que na reunião (que ainda será convocada) isso possa ser encarado?.

? A Venezuela deve ser condenada pelo mundo inteiro porque não estão sendo respeitados os direitos humanos ? enfatizou o chefe de Estado argentino.

Já o presidente do Uruguai, país que nos últimos meses se opôs a pressionar o governo venezuelano e chegou até mesmo a transferir ? sem o respaldo de Brasil, Argentina e Paraguai ? a presidência do Mercosul à Venezuela, admitiu estar ?muito preocupado?.

? O Mercosul deve se reunir para discutir o assunto (a implementação da cláusula democrática) e vamos estar presentes e discutir com responsabilidade e seriedade ? disse Vázquez.

O chefe de Estado assegurou que ele e seu partido, a governista Frente Ampla, ?sempre defendemos o direito soberano dos povos a manifestar-se e a liberade dos povos a dizer o que pensam?, em clara referência à demanda da oposição venezuelana de realizar um referendo revogatório sobre o mandato de Maduro. Foi a primeira vez que o Uruguai se mostrou mais próximo das posições de seus demais sócios dentro do Mercosul.