Cotidiano

Macri admite não ter conversado sobre soberania das Malvinas com May

ARGENTINA-ECONOMYBUENOS AIRES ? O presidente da Argentina, Mauricio Macri, admitiu não ter mencionado a palavra soberania sobre as ilhas Malvinas em conversa com a primeira-ministra, Theresa May, em um encontro à margem da Assembleia Geral da ONU. Antes, no entanto, o mandatário disse a repórteres que a premier concordou em falar sobre ?todas as questões?, incluindo a soberania, algo que Londres tem historicamente negado.

O esclarecimento presidencial veio em meio a uma polêmica na Argentina, depois de o governo britânico desmentir que May tinha concordado em discutir a reivindicação de soberania das ilhas.

Na comitiva presidencial, reconheceram que Macri tinha se referido erroneamente à ideia de ?soberania? e que, na verdade, tinha a intenção de dizer que May concordou em discutir ?todos os temas? durante o breve encontro que tiveram terça-feira em Nova York.

? Nunca se falou do tema da soberania das ilhas Malvinas na breve reunião informal que May e Macri mantiveram em Nova York e por isso não houve uma expressão do Reino Unido neste sentido ? disse uma fonte diplomática ao jornal argentino ?La Nación?.