Cotidiano

Macacos são registrados comendo morcegos pela primeira vez

RIO – Pesquisadores trabalhando na África registraram macacos comendo morcegos no que está sendo considerada a primeira vez na História. O trabalho mostra a facilidade de transmissões de doenças entre animais selvagens: o Ebola pode ter sido transmitido para humanos devido a esse contato.

Pesquisadores da Universidade Atlântica na Flórida, trabalhando no parque nacional Gombe, na Tânzania, registraram macacos do gênero Cercopithecus, que tem mais de 20 espécies e subespécies, se alimentando de duas espécies diferentes de morcegos. Esse tipo de macaco é onívoro, preferindo frutas e folhas, mas às vezes suplementando a dieta com lagartos, cobras, pássaros e ratos. Entretanto, essa é a primeira vez que eles são registrados se alimentando de morcegos.

“Nosso estudo também encontrou macacos comendo morcegos no Quênia. Em dois casos, os animais foram pegos enquanto dormiam, durante o dia, eram presa mais fácil”, afirma Elizabeth Tapanes, autora do estudo e aluna da universidade.

Os primatas dividem suas florestas com os morcegos, que são reservatórios de doenças de origem animal, como os vírus Ebola, de Marburg e Henipa, e também bactérias e parasitas. Até agora, pesquisadores acreditavam que os macacos consumiam frutas contaminadas pela saliva dos morcegos (que tem várias espécies comedoras de frutas) e assim passavam zoonoses para os humanos. O novo estudo mostra que a alimentação direta, com os macacos comendo morcegos, é outra fonte de contaminação.

A atual estimativa científica é que seis em cada dez doenças infeciosas em humanos são transmitidas por animais. Todos os casos de macacos se alimentando de morcegos foram registrados em florestas modificadas por humanos ou próximos à humanos. Tanto a área na Tanzânia quanto no Quênia tem experimentando desmatamento e fragmentação (com trechos separados por estradas) nas últimas decadas. Essas mudanças tem forçado os animais para as beiradas, mais próximos à habitações, o que pode aumentar o contágio.