Cotidiano

Lula chama de ?pirotecnia? denúncia do MP

reprodução Lula.jpg

SÃO PAULO – Em seu primeiro pronunciamento após ter sido denunciado pelo Ministério Público por corrupção e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que não vai fazer show de pirotecnia numa crítica à apresentação dos Ministério Público.

? Não vou fazer show de pirotecnia como ontem. Não quero me comportar como um cara perseguido ou que quer favor ? afirmou Lula.

A declaração foi feita após reunião do Diretório Nacional do PT em um hotel em São Paulo. Lula foi recebido com gritos de ?Lula, guerreiro do povo brasileiro? e ?Facistas não passarão?. Com bandeiras do Brasil e do PT ao fundo, Lula fez a própria defesa cercado por senadores petistas, como Gleisi Hoffmann, Lindbergh Farias e Humberto Costa, além de amigos de longa data como o ex-deputado Devanir Ribeiro e o ex-ministro Jaques Wagner, numa demonstração de unidade do partido.

Nesta quarta-feira, o coordenador da força-tarefa da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, disse que o ex-presidente Lula era o ?comandante máximo do esquema de corrupção? identificado na Petrobras e em outros órgãos federais durante seu governo. Ao divulgar à imprensa a denúncia que ofereceu à Justiça contra Lula, o procurador afirmou que a atuação do petista tinha como propósitos a manutenção da governabilidade, a perpetuação de partidos no poder e o enriquecimento ilícito dos envolvidos.

De acordo com Dallagnol, Lula recebeu R$ 3,7 milhões em propina da empreiteira OAS, uma das beneficiárias do esquema de corrupção na Petrobras, aplicados em um apartamento no Guarujá (SP) ? que Lula devolveu depois que o caso veio à tona na imprensa ? e no armazenamento de itens do ex-presidente depois que ele deixou o Planalto.

? Hoje o MPF acusa o sr. Luiz Inácio Lula da Silva como o comandante máximo do esquema de corrupção identificado na Lava-Jato ? disse Dallagnol, que também se referiu ao ex-presidente como ?maestro da orquestra concatenada para saquear os cofres da Petrobras e outros órgãos públicos? e ?grande general do esquema de corrupção? descoberto durante as investigações.

Antes do pronunciamento o ex-presidente falou rapidamente na reunião fechada do diretório. Ele comentou sobre o livro ?A biografia do golpe?, de Jessé Souza e explicou que não iria se alongar porque daria a entrevista. Depois, subiu para uma suíte do hotel.

A defesa do ex-presidente, que se pronunciou ontem pouco depois da apresentação da denúncia pelos procuradores, classificou a peça jurídica como ?ilusionismo? e afirmou não haver provas das acusações que são imputadas a Lula.

lula.jpgSe a Justiça aceitar a denúncia oferecida pelo Ministério Público e, até 2018, Lula for condenado em segunda instância, ele se tornará ficha suja e não poderá disputar a próxima eleição presidencial.