Cotidiano

Lugar de lixo eletrônico não é no lixo

Serranópolis do Iguaçu – Lixo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos no mundo moderno, esse tipo de descarte tem se tornado um grande problema ambiental quando não levado para locais adequados.

Entre os principais tipos de lixo eletrônico estão: monitores de computadores; telefones celulares; computadores; televisores; câmeras fotográficas e impressoras.

Pensando nisso e no passivo que esse material causa ao meio ambiente, representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Serranópolis do Iguaçu visita escolas para divulgar a importância da coleta exclusiva desses materiais. A ação começou terça-feira e segue até a próxima segunda-feira (28) no Município.

A conscientização é muito importante e quer orientar para que cada família separe esses resíduos em suas casas para a destinação correta em períodos de campanha.

Descarte inadequado

O descarte de equipamentos que apresentam defeitos ou se tornam obsoletos (ultrapassados) no meio ambiente podem ser passíveis de liberar substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio etc) de suas composições, podendo provocar contaminação de solo e água.

Da mesma forma, essas substâncias químicas podem provocar doenças graves nas pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou mesmo na rua.

Ainda, trazem normalmente em sua composição grande quantidade de plástico, metais e vidro. Estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.

Por isso, o poder público pede para que todos façam o descarte adequado e sigam as orientações ambientais.