Cotidiano

Lucros maiores vão atrair investidores para emergentes, diz Black Rock

207001170.jpgSÃO PAULO – Maior gestora de fundos de investimento do mundo, a Black Rock afirma que os ativos de mercados emergentes estão ?em aquecimento? graças a reformas estruturais em alguns países e a uma forte demanda de investidores que fogem de taxas de juros negativas na Europa. A tendência é que esses ativos sejam mais procurados por investidores que quiserem retornos mais generosos, diz a gestora em relatório divulgado a investidores com perspectivas para investimento em 2016.

mercado2207

?Os fluxos para ativos de mercados emergentes retornaram e há espaço para crescer ainda mais?, afirma a Black Rock.

O relatório da gestora diz que a expectativa de que o Federal Reserve (FED), o banco central americano, espere um pouco mais para elevar os juros é um bom ?presságio? para os ?abatidos? ativos dos emergentes. Os desafios cíclicos que levaram a retornos baixos nos emergentes, nos últimos anos, agora estão se invertendo, afirma a gestora.

Os títulos da dívida de países emergentes, por exemplo, são destacados pela gestora como opção de investimento. Ontem o Tesouro Nacional informou que conseguiu captar US$ 1,5 bilhão com a emissão do Global 2047. O título, denominado em dólares e com vencimento em 21 de fevereiro de 2047, foi vendido hoje no mercado americano com uma taxa de retorno para os investidores de 5,875% ao ano. A Espanha, por exemplo, lançou esta semana títulos com juros negativos.

O estrategista-chefe de investimentos globais da Black Rock, Richard Turnill, questiona o que mais poderia trazer otimismo ao atual cenário favorável aos emergentes? E responde:

?O crescimento dos lucros, uma mudança na direção de uma expansão fiscal e reformas estruturais?, disse.

Turnill afirmou que no mercado de renda variável, a Black Rock prefere investir em ?ações de qualidade e produtoras de dividendos?, mas observa que está cautelosa com ações negociadas em pregões europeus por causa do risco trazido pelo sentimento negativo dos investidores e crescimento baixo. Também destaca os títulos emitidos por empresas com grau de investimento como boa opção.

?Os investidores que quiserem retornos mais elevados deverão assumir maior risco?, disse Turnill.