Cotidiano

Lixo eletrônico: ponto de coleta está montando em frente à Catedral

População pode se desfazer de eletroeletrônicos e eletroportáteis que estão em desuso

Teclados de computador, aparelhos de celular, de fax, copiadoras e de telefones inoperantes, televisores, batedeiras, liquidificadores, fones de ouvido, mouses, controle de jogos, ferro elétrico, cafeteiras e uma variedade de utensílios eletroportáteis e eletroeletrônicos que são substituídos com frequência mas que acabam num canto qualquer do armário ou da casa porque não servem para mais nada e já não têm conserto ou valor de mercado podem ganhar um destino adequado hoje (7): um caminhão estacionado em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida recebe todos esses materiais e fará a destinação correta pela Secretaria de Meio Ambiente. A entrega pode ser feita até as 16 horas.

 
A Secretaria, em parceria com o Exército e o Comam (Conselho Municipal de Meio Ambiente) organizaram o espaço de forma que carros podem estacionar para deixar os utensílios. O gestor ambiental José Luiz Ferreira, do Comam, explica que só não serão aceitos volumosos. "Para grandes equipamentos a entrega é agendada. Basta ligar no telefone 3902-1392 que uma equipe vai até o endereço solicitado buscar o equipamento, ou ainda, levar até o Ecolixo, localizado à Rua Manaus, ao lado do Parque Vitória".
 
A atividade faz parte da 16ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que está em andamento desde segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. Quem deixa um entulho recebe um cartilha orientativa e ainda ganha uma muda de árvore, assim como um saco de ráfia para a coleta seletiva do lixo.
 
Visitas ao aterro
Outra atividade programada para esta Semana Mundial, cujo tema em Cascavel está pautado no tripé "Semear – preservar – evoluir", são as visitas técnicas monitoradas ao Aterro Sanitário, que é considerado um dos melhores do Brasil como modelo na utilização do gás metano para produção de energia. As visitas podem ser agendadas com Ferreira, pelo telefone: 99827-2813 ou na secretaria de Meio Ambiente, com Gabriela pelo fone (3223-6635).
 
Concurso de redação
Em andamento está, ainda, um concurso de redação com distribuição de prêmios envolvendo a garotada do Colégio Estadual Olinda Truffa de Carvalho. São distribuídos brindes e o grupo ganhador (até seis alunos) ganhará uma viagem à Itaipu, com todas as despesas pagas, sob responsabilidade da OAB/Unimed.
 
Pesquisa de campo
Também já foi aplicado questionário em escolas para crianças de cinco a 10 anos, com o tema "Cascavel Sustentável", a fim de diagnosticar a situação ambiental nas escolas e bairros. Foram respondidos mais de 4 mil questionários que serão compilados para posterior apresentação do panorama e busca de possíveis soluções.
 
Parceiros
Em Cascavel a Semana Mundial do Meio Ambiente envolve além da Secretaria de Meio Ambiente e o Coman, também a parceria da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), da Unimed, do Corpo de Bombeiros, da Sanepar, da OT Ambiental, da Cettrans, do Rotary Club e da Eco Cataratas, que juntos realizarão diversas ações até o dia 8 de junho.