Cotidiano

Líderes vistoriam áreas a possíveis assentamentos

Os secretários da Casa Civil e da Agricultura, Valdir Rossoni e Norberto Ortigara, são esperados para cumprir uma agenda importante hoje

Capitão – Os secretários da Casa Civil e da Agricultura, Valdir Rossoni e Norberto Ortigara, são esperados para cumprir uma agenda importante hoje em Capitão Leônidas Marques e em cidades do Sudoeste. A assessoria do Palácio do Iguaçu informou que os dois, ao lado de outros líderes, vão iniciar a vistoria de possíveis áreas para assentar parte das famílias de atingidos pelas obras da hidrelétrica do Baixo Iguaçu.

O primeiro compromisso será às 10h, na Fazenda Dalben, na região de Capitão. Depois, às 11h, eles estarão na Fazenda Canaã. Em Manfrinópolis, no Sudoeste, os secretários conheceram a Fazenda Zancanaro e em Salgado Filho, às 16h, a Fazenda Gabiju. As áreas fazem parte de uma relação em mãos do governo cujos proprietários manifestaram interesse em vender suas propriedades ao Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu, que constrói a hidrelétrica no rio Iguaçu.

As negociações entre famílias atingidas e o Consórcio se arrastam há mais de dois anos. O acordo, que deve ser fechado nos próximos dias, só não foi selado até agora devido a divergências nos preços das áreas. Cerca de mil famílias de agricultores teriam direito a indenizações em cinco municípios. A usina integra o PAC, Programa de Aceleração do Crescimento. Ela está orçada em R$ 1,7 bilhão. Pronta, vai gerar energia para um milhão de pessoas.