Cotidiano

Líderes mundiais condenam tentativa de golpe na Turquia

ISTAMBUL – Líderes mundiais manifestaram seu apoio à Turquia e às suas instituições democráticas neste sábado após a tentativa de golpe militar na véspera. Houve ainda manifestações de apoiadores do presidente Recep Tayyip Erdogan em postos diplomáticos do governo Turco, como em Stuttgart, na Alemanha.

O chanceler britânico, Boris Johnson, conversou por telefone com seu homólogo turco, Mevlut Cavusoglu, e reiterou o apoio ao “governo eleito democrático e às instituições” da Turquia. O Ministério das Relações Internacionais do Reino Unido aconselhou que os britânicos na Turquia fiquem em casa, evitem lugares públicos, especialmente manifestações. A British Airways cancelou todos os voos com partida e saída da Turquia neste sábado, mas a EasyJet disse que vai executar seus voos regulares, em grande parte às cidades de veraneio turcas.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse no Twitter que saudava “o forte apoio demonstrado pelas pessoas e por todos os partidos políticos à democracia e ao governo eleito democraticamente da Turquia”.

O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Garcia Margallo, condenou a tentativa de golpe, dizendo na rede televisão nacional espanhola que apoia totalmente o governo turco liderado por Erdogan:

— Sem dúvida o apoiamos, respeitando a Constituição e as instituições democraticamente eleitas, e condenamos todos os golpes sem reservas.

O governo da Arábia Saudita também condenou o episódio. A agência de notícias estatal SPA divulgou um comunicado, atribuindo a um membro do Ministério do Exterior não identificado:

“A fonte expressa a saudação do reino pelo fato de que tudo voltou com a liderança do presidente Tayyip Erdogan e de seu governo eleito e em linha com a legitimidade constitucional e a vontade do povo turco”.

O Hamas, por sua vez, parabenizou Erdogan por anular um plano “vicioso” para tirá-lo do poder. Partidários do grupo militante islâmico foram às ruas em vários lugares da Faixa de Gaza para comemorar o fracasso do golpe, levantando bandeiras turcas e cartazes com a imagem de Erdogan. O líder turco tem sido um constante defensor do Hamas e crítico feroz de Israel.

Exilado em território turco, a opositora Coalização Nacional Síria felicitou o povo turco por lutar contra a tentativa de golpe militar:

— O povo turco valoriza a democracia e não permitirá que um grupo de golpistas a usurpe em uma tentativa desesperada para restaurar o regime militar. A Turquia tem protegido suas instituições democráticas em face de tentativas obscuras e desesperadas que tentam tomar o controle da vontade popular.

O Qatar, que tem laços estreitos com o governo de Erdogan, foi rápido em condenar a tentativa de golpe militar. O governo chamou a tentativa de golpe uma “violação da legitimidade constitucional” e disse que apoia todas as medidas legais que o governo tomar para manter a segurança e a estabilidade. Já o Irã disse que a tentativa de golpe militar na Turquia estava “condenado ao fracasso”.

Líderes no Paquistão, Afeganistão e Azerbaijão também condenaram o episódio.